Latest Updates

Posted on Setembro 4, 2019

Nestor Garcia Montes

Sociólogo (Doutor da Universidade Complutense de Madri), especializado em metodologias participativas, sociologia urbana, desenvolvimento local, meio ambiente e sustentabilidade, com 17 anos de experiência profissional.
Professor de Sociologia na Universidade Complutense de Madri (UCM). Membro do Grupo de Pesquisa Sociedade, Território e Meio Ambiente (GISMAT), da UCM.
Sócio fundador e vice-presidente de 2012 a 2018 do Observatório Internacional de Cidadania e Meio Ambiente Sustentável (CIMAS), centro de pesquisas e estudos sociológicos. Especializado em metodologias e técnicas de pesquisa, participação do cidadão, desenvolvimento local e desenvolvimento sustentável.
Conclusão de mais de 40 projetos de pesquisa / assessoria / consultoria / assistência técnica no campo da participação cidadã e metodologias participativas, nacional e internacionalmente.
Autor e co-autor de várias publicações, a mais recente delas:
“Metodologias participativas para o planejamento local de sustentabilidade ambiental. O caso da Agenda 21” (2019, aprovado para publicação), no Empiria Journal of Social Sciences Methodology, Madri, Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED).
“Abrindo caminhos. Os processos de participação cidadã promovidos em nível institucional em nível local como uma escola de aprofundamento democrático” (2019, aprovado para publicação), na Forum Magazine, Universidade Nacional da Colômbia.
“Desenvolvimento urbano, crise ecológica e importância epistemológica da percepção do cidadão” (2018), em Santos, E. (coord.), Metodologias participativas e democracias transformadoras, Coleção Building Building Citizenship, No. 15, Edits: Observatório Internacional de Cidadania e Meio Ambiente Sustentável (CIMAS)
“Metodologias participativas. Sociopraxe para criatividade social” (2015), em VV.AA., Ed. Dextra.