É uma honra receber em Portugal um dos mais ativos especialistas mundiais em urbanismo e cidades.

“Charles R. (Chuck) Wolfe revela uma perspectiva única sobre as cidades fruto da sua larga experiência enquanto escritor dedicado às causas urbanísticas e também enquanto advogado em Seattle, onde se focou no uso do espaço e nas leis ambientais.” (Amazon website).

Chuck Wolfe tem ajudado cidades em todo o mundo a encontrar formas de minimizar o esforço e sacrifício de garantir o futuro, honrando o passado e decidido de forma inteligente no presente.

Durante a sua estadia em Portugal, Chuck vai participar naquele que, em 2014, foi o primeiro evento global a cruzar de forma séria tópicos que estavam desconectados como por exemplo o Turismo e Destinos Inteligentes e as Smart Cities. Este evento, SMART TRAVEL 2017, decorre desde então no primeiro fim-de-semana de Dezembro na cidade de Bragança, no Nordeste de Portugal.

Um evento que, por se realizar numa pequena cidade do interior, promove também a discussão e reflexão sobre temas relacionados coma interioridade e periferias tendo ao longo das últimas 3 edições contribuído para ajudar as pequenas e médias cidades a perceber o seu posicionamento e necessidades para acompanhar o ritmo para um desenvolvimento e progresso económico e social invertendo a desertificação captando e fixando talento e investimento.

Este ano o “SMART TRAVEL 2017 – INTELLIGENCE IS OUR DESTINATION” vai envolver Wolf num processo experimental e desafio das entidades locais (empresas, instituições, residentes, técnicos e políticos) para emonstrar algumas das receitas que Chuck Wolf descreve no seu mais recente livro: “Seeing the Better City: How to Explore, Observe, and Improve Urban Space”. Para o autor, é necessário “ir além da mera observação urbana, é preciso traduzir o que vemos e sentimos visualmente de forma a contribuirmos para novas politicas, projetos e regulamentos”.
Ainda segundo Wolfe, “os diários urbanos são uma ferramenta escalável ara aprender a ver e falar sobre o que gostamos e não gostamos. Vão além das meras palavras, além de fortalecerem a comunidade e não necessitarem de ter profissionais na liderança”, refere.

Em edições anteriores o SMART TRAVEL acolheu nomes de outros importantes especialistas com reconhecimento global Boyd Cohen, Rob Adams, Igor Calzada, Inigo La Serna, Manel San Roma, Dimitrius Buhalis, Mara Balestrini, Saskia Beer, Lorenzo Cantoni, Carlos Moreno, Esteve Almiral, Daniel Sarasa, Carl Piva, Mikele Brack, Pablo Chillo, entre outros.


Para além de Bragança, Chuck Wolf passará ainda por mais 3 cidades em Portugal, entre as quais Lisboa e Porto promovendo assim uma nova visão teórica e prática sobre o futuro dos meios urbanos, as assimetrias regionais e a visão própria das populações e decisores políticos locais.

Antes de visitar Portugal em Dezembro, Chuck Wolfe faz um périplo pelas principais cidades na Austrália criando laços com universidades e entidades diversas. Também irá participar num intercâmbio académico em Estcolmo capital da Suécia.